A pernambucana Gil Mendes, nome que se destaca no cenário do forró, reuniu amigos e empresários na gravação do primeiro DVD de carreira solo. “Imagine Aí” é assinado pela Imaginar Filmes e conta com participação de Dorgival Dantas, Naiara Azevedo e Xand Avião. A produção apostou em cenário industrial.
O início da trajetória profissional de Gil Mendes foi ainda na infância. Aos 11 anos, a artista começou a cantar e trabalhar como locutora de rádio. Muitas são as raízes e influências musicais da vocalista natural de Lajedo, no agreste de Pernambuco. O primeiro projeto foi no grupo “Paulistinha e banda”, na cidade natal da forrozeira. Mas, foi nos vocais da Banda de forró Styllus, de Limoeiro do Norte, que o nome dela ficou conhecido em todo o Nordeste.
Veja fotos:


Gravação


                     Ao todo, Gil Mendes apresenta 14 composições no repertório do DVD. A escolha pela capital cearense para receber a produção audiovisual aconteceu por amor aos fãs do Ceará.

                   “A cidade de Fortaleza é de fácil acesso para todo cantor. Essa produção audiovisual é em homenagem ao meu público do Ceará, que me recebeu tão bem desde os anos 2000”, declara a forrozeira.

                   Gil Mendes foi presenteada com duas músicas inéditas do cantor e compositor Dorgival Dantas. Ele não é muito de sair de casa para gravar produções que não sejam dele, mas aceitou o convite da forrozeira. Ao Puxa o Fole, o compositor revelou que as letras foram escritas há mais de 15 anos e que permanecem com as mesmas emoções. “Sou do tempo que se escrevia música chorando. Não espero que essas letras puxem o DVD. São canções que falam de amor e que estão ali para somar. Quem ouvir vai sentir que é de coração ”, comenta Dorgival Dantas.

                   Gil Mendes enxerga no compositor o acolhimento da figura paterna. “Ele sempre dizia que, se nada desse certo, eu podia correr para cantar com ele. Hoje, disse que deu certo e ainda chamei ele para cantar comigo. Ele é um paizão”.
Com Naiara Azevedo e Xand Avião, Gil diz que o contato com eles foi superacessível. Os cantores costumam se encontrar em festivais e eventos pontuais pelo Nordeste. O desejo da pernambucana era ter colocado mais cantores como participantes da produção audiovisual. “Só tenho amigos no meio artístico. Nunca tive discórdia com ninguém”, reforça a cantora sobre o convite aos participantes do DVD.

                 Da geração de vozes femininas do forró dos anos 2000, Gil Mendes é uma das poucas que ainda seguem carreira no gênero nordestino e sendo solista. “A gente já viu tantas pessoas que não acreditam no nosso trabalho. Ouvi que só cantor dava certo. Já passei por várias bandas e nunca fiquei na sombra de homem. Fazia com que tudo desse certo para mim. Escutava que eu era um ‘macho de saia’. Hoje, tenho uma banda cheia de homens e sou respeitada. Estar nesse meio e com tudo acontecendo bem é plano de Deus”.

                   O cantor Xand Avião foi uma das participações que animou os convidados presentes na gravação do DVD da cantora Gil Mendes, em Fortaleza. Por volta de 21h, ele chegou no galpão onde foi realizada a gravação de “Imagine Aí”. Xand atendeu a imprensa e convidados da dona da festa. Ele dividiu camarim com o sanfoneiro e compositor Dorgival Dantas. Logo na entrada do backstage, o comandante do Aviões deu um longo abraço no colega — autor de sucessos do grupo de forró como o hit “Coração”.

Amizade forrozeira

                Ao Puxa o Fole, Xand Avião revelou que o primeiro contato com Gil Mendes aconteceu, em 2005, em uma rádio. Além dos palcos, ela trabalhava como locutora em uma emissora do interior do Ceará. “Lembro dela me entrevistando em Limoeiro do Norte, em uma rádio pequena. Ela já cantava na banda Styllus. Tinha uns 17 anos. Muito nova. Tudo isso me fez aceitar o convite para esse dia especial”, declarou Xand Avião.

                  Quem também cumprimentou Xand Avião no camarim foi a sertaneja Naiara Azevedo. Depois de gravar com Gil Mendes, ela foi conversar com o cantor sobre produções musicais.

                 Xand Avião vive um bom momento na carreira. No Ceará, por exemplo, tem a música mais ouvida de janeiro a setembro de 2019. De acordo com a Connectmix, empresa brasileira que analisa e mostra em tempo real dados de execuções em todo o mundo, a canção “Casal Raiz” ultrapassa a marca de 23 mil execuções nas rádios cearenses. Ao mesmo tempo, ele divide canções com grandes nomes da música no Estado. “Eu cresci vendo Gleydson Gavião, Toca do Vale e Vicente Nery. Sempre quis gravar músicas com eles”, diz o forrozeiro.

                  Em meio às participações em clipes e DVDs, Xand Avião escolheu a próxima semana para tirar “férias” com a esposa. No roteiro, cidades da Europa.